sexta-feira, 15 de maio de 2015

Apresentando nosso patrocinador



Hoje é dia de pausar nossos episódios de resumo das aulas para apresentar um pouco mais sobre os responsáveis pela viabilização do Curta Jovem em Lençóis Paulista.

Sim! Estamos falando do Grupo Lwart, que patrocina o projeto dentro das comemorações de seus 40 anos de história.

A história de sucesso do grupo começa oficialmente em 1975, sempre com profundas relações com o município de Lençóis Paulista. 

Para nós do Projeto Curta Jovem, é imensamente gratificante desenvolver uma proposta alinhada com os princípios da empresa, visando potencializar ainda mais os talentos do município.


Como começou essa história?
Apesar de a sua história ter iniciado oficialmente em 1975, com a abertura da Lwart Lubrificantes, a trajetória do empreendimento da família Trecenti começou muito antes. Com apoio do pai, os irmãos Trecenti fundaram a Trecenti Indústria e Comércio Ltda em 1951 para fabricar portas e janelas e para fornecer mão de obra para a construção e manutenção das destilarias de açúcar e álcool da região. Em seguida, passaram a produzir também equipamentos agrícolas, carrocerias e carretas para transporte de cana.

Na década de 60, a evolução dos negócios fez com que os irmãos investissem em estruturas metálicas, carroceria, mecânica geral e caldeiraria, fabricando também aparelhos para parques de diversões. Nessa época já se mostravam inovadores ao inventarem um gerador de energia, cujo funcionamento abastecia por 24 horas a Trecenti Indústria e Comércio Ltda. No ano de 1962, os irmãos abriram um comércio de ferragens e materiais de construção, a Ferragens São Carlos e em 1973 iniciaram negócios no setor de relaminação de ferro.
  
O início da operação de coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados, em 1975, teve origem em uma viagem de negócios, onde um dos irmãos conheceu a atividade. Naquela época, a própria oficina da família construiu os equipamentos da primeira fábrica e foi então que o nome LWART passou a ser usado, em homenagem às iniciais dos quatro irmãos: Luiz, Wilson, Alberto e Renato Trecenti.

A outra empresa do Grupo Lwart, a Lwarcel Celulose, iniciou suas atividades na cidade em 1986 e hoje produz 250 mil toneladas de celulose ao ano. A companhia foi criada a partir da percepção dos fundadores do Grupo do potencial de florestas plantadas na região para a produção de celulose, sempre com respeito ao meio ambiente tanto nas etapas de plantio como no processo industrial.

Nestes 40 anos de história, também foi marcante a criação da Lwart Química, fundada em 1997, para produção de impermeabilizantes para construção civil. Em 2014, esta empresa foi vendida para o Grupo Sika, de origem suíça, mas continua operando e investindo em Lençóis Paulista.

E atualmente, como o grupo se destaca nos cenários nacional e internacional?
 A Lwart Lubrificantes hoje é a única empresa da América Latina capaz de produzir óleo mineral do Grupo 2, com capacidade de processar 250 milhões de litros do produto ao ano, além de contar com 15 centros de coleta em todo o País e uma frota com cerca de 300 veículos para coleta em mais de 60 mil pontos cadastrados, entre postos de abastecimento, oficinas mecânicas, concessionárias, indústrias etc.

A Lwarcel Celulose tem investido na ampliação de sua base florestal e tem planos de construir uma nova linha de produção na fábrica atual, o que representará quadruplicar sua capacidade de produção e assim gerar mais desenvolvimento para a região de Lençóis Paulista.


Sobre o Grupo Lwart


Fundado em 1975, o grupo industrial 100% brasileiro sediado em Lençóis Paulista (SP), tem sua história marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo.

As empresas, Lwart Lubrificantes, líder em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado na América Latina e Lwarcel Celulose, que produz celulose para o mercado nacional e exportação a partir de florestas plantadas de eucalipto, empregam cerca de 2 mil colaboradores próprios e terceiros.


O Grupo Lwart investe na expansão de seus negócios com base nos seus valores e modernos princípios de governança corporativa. Para a empresa, sustentabilidade é fazer hoje cuidando do futuro e envolve a preservação do meio ambiente, a construção de relacionamentos duradouros e a contribuição para desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente.