quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Oficina de Cinema de Bolso na Escola Estadual Jardim Santa Clara do Lago


Entre os dias 09 e 13 de novembro, a equipe do Curta Jovem esteve na Escola Estadual do Jardim Santa Clara do Lago para realizar uma oficina de cinema de bolso.
Os 30 jovens do 1E puderam entender um pouco mais sobre cinema e realizar exercícios utilizando os próprios aparelhos de celular, bem como o laboratório de computação da escola.
A oficina é uma iniciativa da direção da escola, dentro do programa de ensino médio tecnológico.
Nos dois primeiros dias os jovens tiveram contato com alguns conceitos chaves do cinema e organizaram, em grupos, idéias de roteiros. Depois de compreender um pouco mais sobre a composição da imagem, eles montaram um fotoboard para orientar as gravações, que foram realizadas no terceiro dia.


Durante as gravações os jovens tiveram um breve contato ainda com alguns equipamentos simples, para potencializar as imagens gravadas nos filmes. Os grupos realizaram trabalhos de estilos variados, produzindo filmes que, de certa forma, replicam estilos que eles mais gostam, ou ainda, histórias que eles criaram se inspirando em músicas e livros.

Após a realização das gravações, os jovens editaram os próprios filmes utilizando os computadores da escola. Apesar de todo o trabalho contar com orientadores, muitos jovens descobriram uma série de recursos do programa de edição por intuição.

Com a edição completa, os jovens puderam assistir aos filmes que eles produziram, e foram convidados a realizar um breve relato sobre a experiência.
“Como futuramente eu pretendo ser fotógrafa, eu gostei de aprender mais de como seria o melhor jeito de tirar uma foto” Rafaela Martins
“Gostei muito da produção, de saber sobre os equipamentos, como o 3T, o refletor e a máquina de fumaça” Guilherme Santana
“Essa semana foi muito lega, aprendi muitas coisas, várias técnicas de fotografia e vídeo. Achei muito legal essa união da sala” Karla Francilly
“Eu gostei muito de fazer esse filme, achei esse projeto muito interessante e divertido. Adorei participar” Luana Santos

O making of das gravações você pode conferir abaixo:


Aproveite também para conferir os filmes produzidos pelos alunos:
















E tem ainda um making of de um dos filmes produzidos pelos jovens!