quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Curta Jovem abre inscrições para oficinas de vídeo com celular gratuitas




Jovens de residenciais de Campinas serão capacitados através de oficinas de produção de filmes com celular

Jovens dos residenciais Abaeté, Jardim Bassoli e Sirius que se interessam por cinema têm até o final de novembro para realizar a pré-inscrição nas oficinas de produção com vídeo de celular do Projeto Curta Jovem, que acontecerá nos residenciais entre janeiro e março. As pré-inscrições podem ser feitas através do envio de nome completo, endereço, idade e número de celular para o e-mail contato@ideiacoleitva.org.br ou pelo whatsapp (19) 983392400.
Gratuito, o curso será modular, ou seja, a cada encontro os jovens aprenderão técnicas diferentes para produzir vídeos utilizando a tecnologia dos aparelhos celulares. Ao todo serão quatro módulos, que acontecerão entre janeiro e março, cada um deles seguido de uma consultoria de produção. Ainda em março, cada um dos residenciais receberá uma mostra com os filmes produzidos pelos jovens, com premiação para os melhores, escolhidos pelo público presente e por um júri técnico.
Ainda faz parte do projeto a mobilização de jovens que participaram de edições anteriores do curso, que serão responsáveis pela criação de vídeos com celular para a criação dos canais de boa notícia de cada um dos bairros, disparando semanalmente vídeos com entrevistas, dicas de eventos e sugestões de melhorias.
Todas as aulas irão misturar elementos teóricos e práticos da produção de vídeo, buscando potencializar o uso de uma ferramenta já inserida no cotidiano dos jovens, o celular. Juntos, reforçando o espírito de protagonismo juvenil inerente ao projeto, os alunos utilizam o conhecimento adquirido para realizar a produção de filmes.
As oficinas que contarão com a participação de profissionais do Instituto Ideia Coletiva e são realizadas através da Escola de Transformação, um projeto do Instituto Elos que reúne formação, realização e mobilização para pessoas interessadas em transformar o mundo a partir de ações comunitárias. Tudo acontece em parceria com a DEMACAMP, executora da iniciativa Desenvolvimento Integrado e Sustentável dos Territórios (DIST), do Fundo Socioambiental da Caixa, em Territórios de Minha Casa Minha Vida da cidade de Campinas.

O Instituto Elos, organização santista com 16 anos de experiência em formação e mobilização comunitária,  em parceria com a Demacamp, empresa de Campinas  que desde 1999 desenvolve projetos na área de Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo,   inscreveram e aprovaram na seleção pública de projetos do Fundo Socioambiental da Caixa  o  “DIST Campinas - Uma Escola de Transformação para Comunidades Empreendedoras” .

O objetivo central é incentivar os moradores a se tornarem cidadãos ativos na dinamização e transformação do território, tornando-os responsáveis pela melhoria das condições urbanas, ambientais, econômicas, sociais, políticas e institucionais. A estratégia para unir pessoas na ação ocorre através do reconhecimento e valorização do que os moradores querem, gostam e fazem bem!

O que é: Oficina gratuita de curta metragem com vídeo de celular
Quem pode participar: Jovens que residem nos residenciais Abaeté, Jardim Bassoli e Sirius.
Inscrições: Até final de novembro, pelo e-mail contato@ideiacoleitva.org.br ou pelo whatsapp (19) 983392400
Mais informações: (19) 983392400ou pelo e-mail contato@ideiacoleitva.org.br